No campo da escrita, o plágio é um ato de pegar o trabalho ou ideias de outra pessoa e apresentá-los como seus. O plágio pode ocorrer de várias formas, como copiar e colar texto de outra fonte sem dar crédito, parafrasear o trabalho de outra pessoa sem dar crédito ou usar ideias de outra pessoa sem dar crédito. Embora o plágio seja uma ofensa grave que pode levar a ações disciplinares, existem maneiras de removê-lo do seu texto antes de enviá-lo para avaliação.

Para remover o plágio do seu texto, comece garantindo que todas as citações diretas sejam atribuídas corretamente à fonte original. Em seguida, verifique se há algum conteúdo parafraseado e certifique-se de que ele esteja devidamente creditado. Por fim, revise todas as ideias que você emprestou de outras fontes e certifique-se de dar os devidos créditos. Na dúvida, cite suas fontes. E se você não tiver certeza se algo pode ser plágio, peça orientação ao seu professor ou professor.

Por que você deve evitar o plágio

Em uma época em que a informação está prontamente disponível ao nosso alcance, é fácil cometer plágio sem querer. Plágio é o uso deliberado ou acidental de palavras ou ideias de outra pessoa sem dar crédito à fonte. É considerado trapaça e pode ter sérias consequências. Aqui estão quatro razões pelas quais você deve evitar o plágio.

  • Em primeiro lugar, o plágio é desonesto. Quando você envia um trabalho que inclui as ideias de outra pessoa como suas, você está enganando seu instrutor e deturpando suas habilidades. A trapaça de qualquer tipo nunca é tolerada e pode levar a penalidades graves, como reprovação ou até mesmo a expulsão da escola.
  • Em segundo lugar, quando você comete plágio, você se priva da oportunidade de aprender. Ao usar o trabalho de outra pessoa em vez de fazer a tarefa sozinho, você perde a chance de praticar e aprimorar suas habilidades.
  • Em terceiro lugar, não é difícil não comer plágio, na verdade é bem simples. O plágio pode ser evitado usando métodos de citação adequados, parafraseando e citando fontes corretamente.
  • Em quarto lugar, o plágio é uma forma de trapaça que pode levar a sérias consequências, e inclusive plágio é crime.

Como remover plágio de um texto

Se você é um estudante, acadêmico ou profissional de negócios, é provável que tenha escrito um artigo ou documento que contenha algum nível de plágio. Seja intencional ou não, o plágio é uma ofensa grave que pode levar a ação disciplinar. Então, como você remove o plágio do seu texto?

Existem algumas maneiras diferentes de fazer isso. Primeiro, você pode executar seu texto através de um verificador de plágio como Copyscape ou Plagiarism Checker X. Isso o ajudará a identificar quaisquer instâncias de plágio em seu texto.

Depois de encontrar os casos de plágio, você precisará reescrever as passagens ofensivas ou citar as fontes corretamente. Se você estiver reescrevendo as passagens, certifique-se de acompanhar suas fontes para não plagiar acidentalmente novamente.

Para fazer esse serviço de reescrita, poderá usar o modificador de texto, que permite que você reescreva trocando palavras por sinônimos, e alterando a ordem das frases, garantindo assim que o seu texto não seja visto como plágio pelos verificadores de plágio. Mas atenção, isso remove somente o plágio técnico. Você ainda precisa referenciar os autores originais dos textos que você usou como base para compor o seu trabalho, e citar as referências corretamente.

Deixe um comentário